PUBLICIDADE

Merkel: grupo que escreverá comunicado do G20 terá longa noite

7 jul 2017 - 13h24
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Quase todos os líderes do G20 concordaram nesta sexta-feira com a necessidade de um comércio livre e justo, mas algumas diferenças de opinião farão com que as autoridades que estão elaborando o comunicado oficial final da cúpula ainda tenham uma longa noite pela frente, disse a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

A chanceler falou ao final do primeiro dia da cúpula do G20 em Hamburgo, onde os instintos protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua oposição ao acordo climático de Paris arriscaram isolá-lo em um fórum organizado para melhorar a coordenação das políticas globais após a crise financeira de 2007.

"Na questão do comércio, praticamente todos acreditam que nós precisamos de um comércio livre, mas também justo", disse. "Entretanto, eu posso prever que no que diz respeito ao comércio no comunicado, os xerpas terão muito trabalho pela frente essa noite."

As discussões sobre comércio continuaram tensas. "Eu espero que eles possam nos trazer um bom resultado hoje à noite. Mas aqui as discussões estão muito difíceis, eu não quero omitir isso", disse.

Merkel acrescentou que Trump participou à primeira parte da discussão dos líderes sobre a política climática e inclusive fez um pronunciamento, apesar de suas diferenças nesse assunto com outros Estados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade