PUBLICIDADE

Mundo

EUA, Reino Unido e França lançam ataque aéreo contra a Síria

14 abr 2018 - 00h24
(atualizado às 00h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças dos Estados Unidos, França e Reino Unido realizaram ataques aéreos contra a Síria no início do sábado (horário local), em resposta a um ataque com gás venenoso que matou dezenas de pessoas na semana passada, na maior intervenção de potências ocidentais contra o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento sobre a Síria. 13/04/2018. REUTERS/Yuri Gripas
Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento sobre a Síria. 13/04/2018. REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a ação militar da Casa Branca na sexta-feira. Enquanto ele falava, explosões atingiam Damasco. A premiê britânica, Theresa May, e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram que França e Reino Unido se juntaram ao ataque.

Trump disse estar preparado para manter a resposta até o governo de Assad parar com a utilização de armas químicas.

Os ataques representam a maior intervenção de potências ocidentais contra Assad na guerra civil síria, de sete anos, e colocam os EUA e seus aliados contra a Rússia, que interveio na guerra para apoiar Assad em 2015.

"Pouco tempo atrás, eu ordenei às Forças Armadas dos Estados Unidos que lançassem ataques precisos em alvos associados ao poderio de armas químicas do ditador sírio Bashar al-Assad", disse Trump em pronunciamento televisionado da Casa Branca.

Falando de Assad e de seu suposto papel no ataque com armas químicas na semana passada, Trump disse: "Essas não são as ações de um homem. São crimes de um monstro. "

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade