PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vice de Bush critica relatório da CIA sobre tortura nos EUA

Dick Cheney atacou documento apresentado pelo Senado dos EUA

11 dez 2014 - 18h45
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dick Cheney foi vice-presidente durante o governo de George W. Bush</p>
Dick Cheney foi vice-presidente durante o governo de George W. Bush
Foto: AP

Dick Cheney, vice presidente dos Estados Unidos na gestão de George W. Bush (2001 a 2009), criticou o relatório apresentado pelo Senado sobre o uso de tortura por agentes da CIA durante o governo Bush. Segundo ele, o relatório está repleto de erros.

"O relatório está cheio de m...", afirmou Cheney em entrevista ao canal Fox News. Segundo o ex-vice-presidente, os métodos de interrogatório utilizados, entre eles, afogamento e hidratação retal, "ajudaram os EUA a pegar aqueles bastardos que mataram 3 mil pessoas em setembro de 2001", afirmou Cheney, irritado. "Eu faria tudo de novo em um minuto."

Senado norte-americano condena tortura da CIA:

Segundo ele, os métodos ajudaram a produzir informações vitais para manter os EUA seguro contra novos ataques. Ao ser questionado sobre o método de tortura chamado hidratação retal, Cheney se negou a comentar. "Não sei nada sobre estes detalhes", afirmou o político, que revelou não ter lido todo o relatório divulgado.

O documento de 528 páginas é apenas um resumo de todo o trabalho de investigação sobre o tema, conduzido pela Comissão de Inteligência nos últimos quatro anos.

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade