PUBLICIDADE

Estados Unidos

Suspeitos de atentado em Boston planejaram ataque para 4 de Julho

Eles adiantaram o ataque porque teriam concluído a construção das bombas mais rápido que o esperado

2 mai 2013 - 20h55
(atualizado em 3/5/2013 às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Os irmãos suspeitos do ataque a bomba à Maratona de Boston tinham originalmente planejado realizar o ataque em 4 de Julho deste ano, disse uma autoridade de segurança dos Estados Unidos. Mas os irmãos Tsarnaev decidiram atacar antes porque completaram a construção de suas bombas mais rápido que o esperado, informou a autoridade.

Segundo a polícia, os irmãos detonaram duas bombas feitas com panelas de pressão no ataque de 15 de abril à Maratona de Boston, que deixou três mortos e 264 feridos. Um ataque em Boston durante as celebrações de 4 de julho teria um simbolismo extra para perturbar a cidade no Dia da Independência.

A notícia do suposto plano de ataque no 4 de Julho foi anteriormente relatado pelo jornal The New York Times. Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, foi morto em um tiroteio com a polícia em Watertown, Estado de Massachusetts, em 19 de abril. Seu irmão foi ferido no tiroteio e capturado mais tarde naquele dia.

A família dos irmãos reivindicou o corpo de Tamerlan Tsarnaev nesta quinta-feira. Seu corpo foi mantido em uma instalação de Boston por mais de uma semana.

Terrel Harris, porta-voz do instituto médico legista de Massachusetts, disse que uma empresa de serviços funerais tinha reivindicado o corpo em nome da família. Harris se recusou a fornecer detalhes, incluindo a causa da morte ou para onde o corpo havia sido levado.

Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, foi formalmente acusado de crimes em conexão com o ataque que pode levar à pena de morte, se ele for condenado, e está atualmente em um centro médico prisional em Devens, Massachusetts.

Na terça-feira, a viúva de Tamerlan Tsarnaev, Katherine Russell, disse através de um advogado que desejava que o corpo do suspeito fosse liberado para a família Tsarnaev. O advogado de Russell não pôde ser imediatamente contatado na quinta-feira.

Os investigadores questionaram Russell enquanto procuram pistas sobre como os irmãos de origem chechena supostamente construíram as duas bombas utilizadas no ataque e se eles tiveram ajuda.

Os pais dos suspeitos anteriormente viviam em Cambridge, Massachusetts, mas já retornaram para a Rússia. Outros parentes permanecem nos Estados Unidos, incluindo um tio, Ruslan Tsarni, de Montgomery Village, Maryland, que tem sido visto em Rhode Island, nos últimos dias.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade