PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama exorta juventude da Irlanda do Norte a buscar paz permanente

Presidente americano está em Belfast para a cúpula do G8

17 jun 2013 - 08h49
(atualizado às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira aos jovens da Irlanda do Norte que façam a "paz permanente" e deem um exemplo a outras partes do mundo atingidas por conflitos religiosos, violência e guerra.

Obama falou para um auditório lotado de jovens em Belfast
Obama falou para um auditório lotado de jovens em Belfast
Foto: AP

Obama, acompanhado da mulher Michelle, parou em Belfast antes de uma cúpula do G8 que será realizada em um hotel não muito distante do local de um dos piores episódios de violência do conflito na província britânica.

Um acordo de paz em 1998 praticamente encerrou a violência de mais de três décadas entre nacionalistas irlandeses, principalmente católicos e que buscam a união com a Irlanda, e os unionistas predominantemente protestantes, que querem continuar a fazer parte do Reino Unido.

Mas militantes nacionalistas, incluindo ex-agentes que se separaram do Exército Republicano Irlandês (IRA) depois que o grupo declarou um cessar-fogo, ainda realizam atentados esporádicos.

A primeira-dama também participou do encontro
A primeira-dama também participou do encontro
Foto: AP

Líderes norte-americanos têm uma longo histórico de promoção da paz na Irlanda do Norte, e Obama estava ansioso para colocar sua marca sobre o assunto.

"Se vocês continuarem este caminho corajoso em direção a uma paz permanente... não será apenas bom para vocês. Será bom para toda a ilha, para o Reino Unido, para a Europa, e será bom para o mundo", disse Obama a um anfiteatro repleto de alunos.

Obama disse que as pessoas que sofrem com conflitos étnicos, religiosos e tribais em outras partes do mundo estão observando o que está acontecendo na Irlanda do Norte.

"Vocês são o modelo para eles", disse Obama. "Vocês são a prova de que é possível. A esperança é contagiosa. Eles estão observando para ver o que fazer em seguida."

Obama não mencionou especificamente a guerra na Síria, que deve dominar a maior parte das discussões entre os líderes do G8.

O local cúpula fica a 8 km de Enniskillen, onde uma bomba do IRA explodiu em 1987 no meio de uma multidão principalmente protestante durante uma homenagem aos mortes de guerra da Grã-Bretanha, matando 11 e ferindo 63.

O presidente americano pediu que a Irlanda do Norte siga por um caminho de paz
O presidente americano pediu que a Irlanda do Norte siga por um caminho de paz
Foto: AP

As mortes diminuíram o apoio ao IRA entre os católicos irlandeses e levou os líderes do movimento armado ao diálogo com os unionista, o que levou a um cessar-fogo e ao acordo de paz.

O anfitrião da cúpula, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, aposta que o que restou do IRA é demasiado fraco para causar problemas aos líderes visitantes.

Obama disse que houve uma época em que ninguém poderia imaginar que tal reunião de cúpula pudesse ser realizada na Irlanda do Norte.

Ele incentivou os estudantes a avançarem a partir dos progressos realizados por seus líderes políticos e pais, que ajudaram a alcançar a paz.

"Em última análise, se suas comunidades vão lidar com o passado e enfrentar o futuro unidas, juntas, não é algo que vocês tenham que esperar alguém fazer - é uma escolha que vocês têm que fazer agora", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade