Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Nova York lembra os 20 anos do 1º ataque contra o World Trade Center

26 fev 2013 - 20h37
(atualizado às 20h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rosas brancas foram depositadas junto aos nomes das seis vítimas, gravados em bronze assim como os nomes dos mortos em 11 de setembro de 2001</p>
Rosas brancas foram depositadas junto aos nomes das seis vítimas, gravados em bronze assim como os nomes dos mortos em 11 de setembro de 2001
Foto: AP

Os nova-iorquinos lembraram nesta terça-feira os 20 anos do primeiro ataque contra do primeiro atentado contra o World Trade Center, ocorrido em 1993. O prefeito Michael Bloomberg participou de uma breve cerimônia no Memorial do 11/09 em que foi respeitado um minuto de silêncio às 12h18 (14h18 horário de Brasília), o mesmo horário em que aconteceu a explosão de uma caminhonete carregada com explosivos no estacionamento das Torres Gêmeas matando seis pessoas.

Durante o ato, do qual participaram parentes e amigos dos falecidos, foram lidos em voz alta os nomes das seis vítimas: John DiGiovanni, Robert Kirkpatrick, Stephen Knapp, William Macko, Wilfredo Mercado e Monica Rodríguez Smith. O ataque aconteceu oito anos antes dos atentados de 11 de setembro de 2001, quando terroristas suicidas da Al-Qaeda jogaram dois aviões contra as torres deixando quase 3 mil mortos.

Os responsáveis pelo Memorial colocaram rosas brancas junto aos nomes das seis vítimas, gravados em bronze assim como os nomes dos mortos em 11/09, no perímetro que rodeia as duas imponentes piscinas que estão hoje no lugar das Torres Gêmeas. "Hoje fazemos uma pausa em memória dos seis inocentes que morreram no primeiro ataque contra o World Trade Center há duas décadas", afirmou o presidente do Memorial, Joe Daniels.

O governador do Estado, Andrew Cuomo, pediu aos nova-iorquinos que lembrem nesta terça-feira das seis vítimas daquele ataque terrorista, que qualificou como "covarde e sem sentido", e reiterou seu compromisso de não esquecer "jamais" os falecidos. "Nossos esforços para reconstruir o World Trade Center (após o 11/09) voltam a demonstrar para o resto do mundo a força e a tolerância de todos os nova-iorquinos", disse.

No dia 26 de fevereiro de 1993, um pequeno grupo terrorista colocou uma caminhonete com mais de 500 quilos de explosivos no estacionamento subterrâneo do World Trade Center, deixando seis mortos e mil feridos. O primeiro ataque contra as Torres Gêmeas foi planejado por um grupo de terroristas liderado por Ramzi Ahmed Yousef, o mentor do atentado, que contou com financiamento da rede Al-Qaeda de Osama bin Laden.

O paquistanês Yousef voltou a seu país após o atentado, mas foi capturado em 1995 e extraditado aos EUA, onde foi condenado a prisão perpétua, sentença que cumpre em uma prisão de segurança máxima.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade