Morre Ed Koch, prefeito que salvou Nova York de crise financeira
O ex-prefeito de Nova York Ed Koch, considerado um símbolo local por ter resgatado a cidade de uma grave crise financeira, morreu na madruga desta sexta-feira aos 88 anos por problemas cardíacos.
No final dos anos 70, Nova York viveu um período de sérios problemas econômicos, que levaram a cidade a uma grande deterioração urbana. O polílitico foi prefeito de Nova York de 1978 a 1989.
"Nova York perdeu um ícone irreprimível", disse o atual prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em comunicado. "Graças a sua liderança firme e decidida e a sua responsável política fiscal, Ed ajudou a levantar a cidade em seus dias mais escuros e prepará-la para uma recuperação incrível".
"Em seu cargo e como cidadão privado, ele foi o nosso mais incansável, destemido e sincero defensor cívico. Nós sentiremos muito sua falta, mas seu bom trabalho - humor e sabedoria - serão para sempre parte da cidade que ele tanto amava", diz a nota.
Ed Koch, que também foi vereador e congressista em Washington representando Nova York, é recordado por sua transformação da cidade, mas também por ser um político que sempre dizia o que pensava.
Koch é reconhecido por ter salvo a cidade desta grave situação fiscal. Para conseguir isso, precisou enfrentar os sindicatos de trabalhadores municipais, um dos principais redutos de apoio do Partido Democrata em Nova York.
O ex-prefeito também foi o responsável pelo programa de construção e reabilitação de 200 mil casas, que ajudou a transformar os bairros mais pobres da cidade.
No entanto, os últimos anos de seu terceiro mandato ficaram escurecidos pelos problemas de corrupção em alguns departamentos da prefeitura, a epidemia de crack e a um aumento da criminalidade e da violência racial.
As disputas raciais contribuíram para que Koch, filho de judeus emigrados da Polônia no início do século XX, perdesse em 1989 as eleições primárias para um quarto mandato para David Dinkins, que foi posteriormente eleito como o primeiro prefeito negro de Nova York.
Koch, que ganhou fama nacional por sua personalidade forte, ficou marcado por frases famosas e por ter retirado a cidade do abismo fiscal. Após deixar a prefeitura, ele trabalhou como advogado, apresentou um programa de rádio, foi colunista de jornal e fez aparições como ele mesmo em diversas séries de televisão filmadas em Nova York. Entre 1997 e 1999, ele também fez o papel de jurado no programa televisivo The People's Court (Tribunal do Povo, na tradução livre). Ele também fazia o papel de crítico de cinema em seu site pessoal.
Ele morreu no dia em que um documentário sobre sua vida, Koch - The Movie, deve estrear nos cinemas americanos.