PUBLICIDADE

Estados Unidos

Imprensa afirma que Obama sabia da espionagem contra Merkel desde 2010

27 out 2013 - 09h08
(atualizado às 09h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Indícios apontam que os EUA teriam espionado o celular de Angela Merkel
Indícios apontam que os EUA teriam espionado o celular de Angela Merkel
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi informado pessoalmente que o telefone celular da chanceler alemã Angela Merkel estava sob escuta, uma espionagem que pode ter começado em 2002, afirma a imprensa alemã. O jornal Bild am Sonntag informa que fontes da inteligência americana afirmaram que o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, Keith Alexander, revelou a operação contra Merkel em 2010. "Obama não encerrou a operação, e sim permitiu que continuasse", destaca o jornal, que também cita um alto funcionário da NSA.

A revista Der Spiegel informa na edição desta semana que documentos da NSA revelaram que o telefone de Merkel figurava em uma lista de alvos que deveriam ser espionados desde 2002, e permanecia sob vigilância poucas semanas semanas antes da visita de Obama a Berlim em junho. O escândalo de espionagem levou os dirigentes europeus a exigir um novo acordo com os Estados Unidos sobre a obtenção de informações de inteligência, ao mesmo tempo em que prossegue a luta contra o terrorismo.

A Alemanha enviará altos funcionários do serviço de inteligência aos Estados Unidos na próxima semana para exigir respostas sobre as acusações de que os serviços secretos americanos monitoravam o celular de Merkel, um caso que ameaça afetar as relações transatlânticas.

Na quarta-feira passada, Merkel questionou Obama por telefone sobre o caso e afirmou que espionar aliados seria um "abuso de confiança" entre sócios internacionais. Após as acusações, o governo alemão convocou o embaixador americano, uma iniciativa sem precedentes entre os dois aliados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade