PUBLICIDADE

Europa

Oficiais dos serviços secretos alemães vão aos EUA por casos de espionagem

26 out 2013 - 11h35
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades dos serviços secretos da Alemanha viajarão aos Estados Unidos na próxima semana pelas suspeitas de que Washington espionou o telefone celular da chanceler Angela Merkel, informa a imprensa germânica. A viagem foi anunciada depois que o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, se reuniu na quinta-feira com o embaixador dos Estados Unidos em Berlim, após a revelação da imprensa de que Washington teria monitorado o telefone celular de Merkel.

"Representantes de altos postos do governo farão uma rápida viagem aos Estados Unidos para avançar nas discussões com a Casa Branca e a NSA sobre as alegações recentemente mencionadas", disse o porta-voz adjunto da chanceler, Georg Streiter. A delegação incluirá altos funcionários do serviço secreto alemão, afirma a imprensa do país, que cita fontes das agências de inteligência.

A principal missão da delegação é obter respostas das autoridades americanas sobre questões que o governo alemão, e em particular os ministérios da Justiça e do Interior, já haviam apresentado, após as primeiras revelações do "caso Snowden". Edward Snowden, ex-consultor da Agência de Nacional de Segurança (NSA) americana, começou a revelar em junho as operações de espionagem eletrônica em todo o mundo da agência.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade