PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: seria suicídio apoiar casamento gay, diz republicano

Ex-senador pela Pensilvânia, Rick Santorum participou das primárias presidenciais republicanas para 2012

9 abr 2013 - 13h55
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Rick Santorum participa de conferência conservador em 15 de março, em National Harbor, Maryland
Rick Santorum participa de conferência conservador em 15 de março, em National Harbor, Maryland
Foto: Reuters

O ex-presidenciável Rick Santorum afirmou em entrevista ao jornal Des Moine Register na segunda-feira que seria "suicídio" para o Partido Republicano apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Segundo Santorum, a recente decisão dos senadores Rob Porman e Mark Kirk de mudarem de posição para apoiar a união gay é similar a decisão de republicanos dos anos 60 e 70 de romper com a cúpula do partido e apoiar o aborto. 

"Eu tenho certeza que você poderia voltar no tempo e ler histórias que diziam: 'O Partido Republicano vai mudar. Esse é o futuro'. Obviamente isso não aconteceu", disse Santorum. "Eu acho que você vai ver as mesmas histórias sendo escritas agora, e não vai acontecer. O Partido Republicano não vai mudar nessa questão. Na minha opinião, seria suicídio se o fizesse". 

Santorum, ex-senador pelo Estado da Pensilvânia e candidato derrotado nas primárias do partido para as eleições de 2012, disse que os americanos ainda não "pensaram com cuidado" o que o casamento gay significaria para o país. 

A questão está sendo apreciada atualmente pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que deve emitir nos próximos meses  uma decisão sobre a legalidade do veto ao casamento gay na Califórnia e sobre o ato federal de defesa do casamento. Santorum disse não acreditar que o tribunal irá legalizar a união de pessoas do mesmo sexo. 

Na mesma entrevista, Santorum também evitou confirmar se voltará a concorrer à presidência em 2016. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade