PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: sequestrador de mulheres em Cleveland pega prisão perpétua

Mais cedo, Ariel Castro confessou os crimes para escapar da pena de morte

26 jul 2013 - 21h13
(atualizado às 21h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Ariel Castro durante aparição em tribunal de Cleveland no dia 17 de julho
Ariel Castro durante aparição em tribunal de Cleveland no dia 17 de julho
Foto: AP

Um ex-motorista de ônibus escolar que manteve três mulheres em cativeiro durante anos em Cleveland, nos Estados Unidos, declarou-se culpado de centenas de acusações de sequestro e estupro, nesta sexta-feira, o que o fez se livrar da pena de morte, mas não da prisão perpétua, sem direito à liberdade condicional.

Em uma audiência no tribunal, os promotores de Ohio concordaram em não pedir a pena de morte para Ariel Castro. Segundo o acordo, ele não será julgado, poupando as mulheres do trauma de testemunhar sobre como foram abusadas por Castro durante cerca de uma década.

As mulheres desapareceram sem deixar vestígios, entre 2002 e 2004, no mesmo bairro onde Castro morava, e foram resgatadas em 6 de maio deste ano, 11 anos após a primeira delas ter desaparecido.

Na audiência desta sexta-feira, Castro, vestido com um macacão prisional laranja, usando óculos e com barba cerrada, falou pela primeira vez em detalhes sobre suas ações. Ele disse que tinha sido vítima de abuso quando criança e lutado contra uma obsessão sexual.

"Meu vício em pornografia e meu problema sexual realmente tomaram conta da minha mente", disse Castro, 53 anos, ao juiz. "Eu também fui vítima quando criança e isso apenas continuou acontecendo."

Castro não disse que estava arrependido ou expressou remorso por suas ações durante a audiência. Ninguém da família de Castro ou as vítimas compareceram à sessão.

"Ele é uma fraude e um covarde", disse o promotor do Condado Cuyahoga, Tim McGinty, a repórteres após a audiência. "Não se deixem enganar. Ele é um manipulador e não tem nenhum remorso."

McGinty disse que a casa onde as mulheres ficaram confinadas será derrubada usando dinheiro de Castro apreendido pelas autoridades.

As vítimas disseram após a audiência que ficaram aliviadas de que Castro vai ficar atrás das grades pelo resto da vida, acrescentando o desejo de manter a sua privacidade.

"Amanda, Gina e Michelle estão aliviadas com o acordo de hoje", disseram em comunicado divulgado pelo escritório de advocacia Jones Day. "Elas estão satisfeitas com esta resolução para o caso."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade