Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: entidade oferece treino em armas para professores em Utah

27 dez 2012 - 09h04
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o massacre de 26 pessoas, incluindo 20 crianças, em uma escola primária do Estado de Connecticut, o debate sobre o porte de armas ganhou força nos Estados Unidos. Muitas entidades pró-armas levantaram a questão de que se algum professor da escola Sandy Hook, palco da tragédia, estivesse armado, o pior poderia ter sido evitado.

O caixão de James Mattioli, 6 anos, é carregado para a igreja Saint Rose of Lima, em Newtown, enquanto sua mãe Cindy (centro) e sua irmã Anna chegam para o velório. Mattioli é uma das 20 crianças mortas no massacre da última sexta-feira<br />
O caixão de James Mattioli, 6 anos, é carregado para a igreja Saint Rose of Lima, em Newtown, enquanto sua mãe Cindy (centro) e sua irmã Anna chegam para o velório. Mattioli é uma das 20 crianças mortas no massacre da última sexta-feira
Foto: AFP

A ideia recebeu inúmeras de críticas, mas começa a se tornar realidade. Em Utah, o Conselho de Tiro Esportivo local oferece a partir desta quinta-feira um treinamento em armas para professores de escolas públicas deste Estado americano, informa a agência AP. A instituição pretende ensinar 200 educadores dentro de uma arena de Hóquei em West Valley, subúrbio de Salt Lake City.

"Escolas são alguns dos lugares mais seguros do mundo, mas eu acho que professores entendem que algo mudou - a santidade das escolas mudou", diz Clark Aposhian, um dos principais instrutores de tiro de Utah. "Tiroteios ainda podem ser raros, mas isso não lhe ajuda quando monstros aparecem".

Ao mesmo tempo, no Estado de Ohio a associação pró-armas Buckeye Firearms Association começará um treinamento semelhante com 24 professores.

Advogados da causa pró-armas dizem que professores podem reagir mais rápido que policiais nos "críticos minutos" que sucedem a invasão de uma escola para proteger os alunos de massacres semelhantes ao da escola Sandy Hook. No Estado do Arizona, o procurador-geral Tom Horne propôs uma emenda de lei estadual que permite que um educador em cada escola carregue uma arma.

Utah é um dos poucos Estados Americanos que permite que pessoas com porte legal levem suas armas para dentro de escolas públicas sem restrições. Contudo, educadores legais dizem que baniriam armas se tivessem o poder para isso e que não sabem quantos professores andam armados em escolas do Estado.

"É um ideia terrível", disse Carol Lear, advogada do Escritório de Educação de Utah, que alega que professores armados podem ser sobrepujados em poder de fogo pelos agressores ou podem errar tiros e causar acidentes. "É uma péssima, horrível e podre ideia", conclui Lear.

Entidades pró-armas estimam que 1% dos professores legais (cerca de 240) tenham licença para andar armados, mas não se sabe quantos de fato carreguem armas no dia-a-dia de trabalho.  

As informações são da agência AP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade