Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Encontro entre Obama e deputados termina sem acordo para reabrir governo

4 out 2013 - 20h39
(atualizado em 4/10/2013 às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários
John Boehner concede entrevista coletiva após reunião com Barack Obama
John Boehner concede entrevista coletiva após reunião com Barack Obama
Foto: AFP

Terminou sem acordo o encontro entre o presidente Barack Obama e lideranças do Congresso americano realizado na noite desta quarta-feira, em Washington, o que mantém o impasse orçamentário e a paralisação temporária de inúmeros serviços federais nos Estados Unidos. O impasse criado no final da noite de segunda-feira - fruto da oposição republicana à reforma democrata da Saúde - provocou o primeiro fechamento temporário (ou shutdown, como é chamado no país) em 17 anos.

Segundo líderes democratas, Obama rejeitou apelos dos republicanos para negociar sua lei de saúde como condição para um acordo para aprovar a legislação que acabaria com a paralisação. O líder da maioria no Senado, Harry Reid, deixou a reunião após mais de uma hora de conversa com Obama, o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, principal republicano dos Estados Unidos, e outros líderes do Congresso, para dizer que o presidente americano afirmou aos republicanos que "ele não vai permitir" as táticas que estão sendo usadas por eles.

A líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, disse que Obama não vai invocar uma cláusula na 14ª Emenda da Constituição dos EUA, como forma de elevar o teto da dívida no país. Os EUA vão ficar sem dinheiro para pagar suas contas em 17 de outubro, se o teto da dívida não for elevado. "Ele não vai" invocar a 14ª Emenda, disse ela aos repórteres.

Com informações da agência Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade