Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Conheça as diferenças entre as primárias e as caucuses

4 jan 2012 - 09h30
(atualizado em 4/1/2012 às 18h52)
Compartilhar

Para eleger seu candidato à eleição presidencial americana, os partidos lançam mãos de primárias e caucuses. Elas representam os dois modos de escolha dos delegados que, na Convenção Nacional dos partidos, determinarão o representante que disputará a vaga da presidência na Casa Branca, em novembro.

Primárias

As eleições primárias, organizadas na maioria dos Estados americanos, são escrutínios com urnas e voto secreto. Elas têm como objetivo designar delegados às convenções nacionais partidárias de modo relativamente diretamente, em nível de Estado. As regras e as datas das primárias são fixadas pelos Estados e pelas direções dos partidos.

Uma primária pode ser "aberta" ou "fechada". No primeiro caso, todo o cidadão pode participar qualquer que seja sua tendência política. No segundo caso, só os eleitores registrados podem votar. Cada Estado tem direito a um número de delegados proporcionais à população desse mesmo Estado.

New Hampshire organiza tradicionalmente as primeiras primárias, em 8 de janeiro, e conserva zelosamente este privilégio que lhe dá uma importância política de peso. As primárias de Utah, no final de junho, fecham a corrida para a escolha dos delegados, antes da Convenção Nacional, em agosto.

Caucuses

O caucus é uma assembleia, uma reunião particular ou preliminar de militantes e chefes de um partido político, realizadas em escolas ou outros locais públicos. Ela designa os delegados de um Estado às convenções nacionais partidárias que indicarão seus candidatos respectivos às eleições presidenciais.

Este processo acontece em etapas. Os participantes de uma caucus escolhem delegados do condado e depois do distrito, para, enfim, chegarem ao Estado. São estes últimos representantes que irão à convenção de seu partido e votarão no candidato definitivo. O que conta não é o voto propriamente dito destes representantes, mas o fato disto constituir um barômetro de peso de cada candidato em disputa.

As caucuses têm se tornado menos frequentes, perdendo terreno para as primárias. Ainda assim, uma das caucuses mais tradicionais e de peso é a de Iowa, que acontece no dia 3 de janeiro, abrindo o calendários das primárias gerais. Em 2012, serão realizadas 17 caucuses em todos os Estados Unidos e em alguns territórios americanos (Ilhas Marianas do Norte, Porto Rico, Samoa Americana e Ilhas Virgens).

Com informações da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra