Bill Clinton teve amante durante campanha de sua mulher, diz livro
O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton teve uma amante durante a campanha presidencial de sua mulher, Hillary Clinton, que esteve a ponto de renunciar ao cargo de Secretária de Estado por temor de que ele interferisse em seus assuntos, segundo um livro baseado em entrevistas a militantes democratas e republicanos.
O volume, intitulado "Game Change", elaborado pelos jornalistas Mark Halperin e John Heilemann, e baseado em entrevistas com duas centenas de membros dos partidos mais tradicionais dos EUA, será lançado na segunda-feira, mas foi obtido antes pela publicação The Atlantic.
Segundo um trecho divulgado, Hillary estabeleceu um comitê de assessores de confiança para lidar com a "libido" de seu marido, que fazia campanha a seu favor por todo o país. Esse grupo averiguou os rumores sobre uma relação extraconjugal com uma mulher não identificada.
"Concluiu que eram certos. Bill tinha um affaire, e não uma relação frívola de uma só noite, mas uma relação romântica sustentada", diz o livro, segundo The Atlantic.. Durante meses, esse comitê se preparou para o escândalo, "que poderia saltar a qualquer momento", mas a informação não vazou.
O livro também afirma que, após a vitória eleitoral de Barack Obama, Hillary disse a seu antigo oponente democrata à Presidência que seu marido interferiria no governo se ela aceitasse o cargo de secretária de Estado, segundo a rede CBS.
Hilary rejeitou em uma primeira ocasião a oferta de dirigir a diplomacia americana, mas Obama ligou para ela de novo para insistir. "Nesse momento, ela diz: 'há um último problema, meu marido'. Você já viu o que acontece. Isso se transformará em um circo se eu aceitar o trabalho'", disse a então senadora a Obama, segundo trechos de uma entrevista.
"Hillary diz algo que não revela a quase ninguém, admite que seu marido representa um problema. Ao mesmo tempo, Obama se mostra vulnerável em sua resposta. Ele lhe diz: "Dada a crise econômica, dadas todas as coisas com as quais tenho que lidar, preciso de sua ajuda", afirma o livro.