PUBLICIDADE

Estados Unidos

Assange diz que informações de Snowden continuarão a ser publicadas

30 jun 2013 - 16h04
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse neste domingo que Edward Snowden garantiu que as informações que captou sobre programas de vigilância americanos continuarão a ser publicadas independentemente do que acontecer com o ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos.

Assange criticou os EUA por revogar o passaporte de Snowden e disse que isso não impedirá que as informações secretas obtidas pelo ex-funcionário de 30 anos venham a público.

"Veja, não há como parar o processo de publicação nesse estágio", disse Assange em entrevista ao programa de televisão da ABC This Week.

 "Grande cuidado foi tomado para garantir que o sr. Snowden não possa ser pressionado por qualquer governo a interromper o processo de publicação".

Ele não respondeu diretante ao ser questionado se o Wikileaks detinha os arquivos. Na semana passada, Glenn Greenwald, o jornalista do Guardian que publicou pela primeira vez as informações obtidas por Snowden, disse que ex-funcionário da agência de espionagem havia feito cópias codificadas de seus arquivos e distribuído-as caso algo acontecesse com ele.

Greenwald disse ao The Daily Beast que as pessoas que detêm esses arquivos "não conseguem acessá-los porque eles são altamente codificados e não têm as senhas". Mas Greenwald disse que "se qualquer coisa acontecer com Edward Snowden, ele me disse que tomou medidas para que eles tenham acesso a todos os arquivos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade