PUBLICIDADE

Estados Unidos

Agente do FBI que criticou Trump em mensagens é demitido

Strzok é o terceiro funcionário de alto escalão da Polícia Federal dos Estados Unidos a ser dispensado pelo governo Trump.

13 ago 2018 - 16h12
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Peter Strzok, um agente do FBI que se tornou alvo de críticas de republicanos por enviar mensagens de texto de viés político que depreciam o presidente norte-americano, Donald Trump, foi demitido pela agência na noite de sexta-feira, disse seu advogado nesta segunda-feira.

Strzok é o terceiro funcionário de alto escalão da Polícia Federal dos Estados Unidos a ser dispensado pelo governo Trump.

Aitan Goelman, advogado de Strzok, disse em um comunicado que o vice-diretor do FBI, David Bowdich, tomou a decisão de despedir seu cliente.

Foto de arquivo de Peter Strzok durante audiência no Congresso dos EUA
12/07/2018 REUTERS/Joshua Roberts
Foto de arquivo de Peter Strzok durante audiência no Congresso dos EUA 12/07/2018 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

A decisão, acrescentou Goelman, se choca com uma recomendação do Escritório de Responsabilidade Profissional da agência, que pediu que Strzok fosse suspenso por 60 dias e afastado de suas responsabilidades de supervisão.

"A decisão de demitir o agente especial Strzok é não só o rompimento de uma prática típica da agência, mas também contradiz o depoimento do diretor Wray ao Congresso e suas garantias de que o FBI pretendia seguir seu processo habitual nesta e em todas as questões de funcionários", afirmou Goelman.

O advogado disse que a demissão de seu cliente teve motivação política e que suas mensagens de texto representaram manifestações políticas protegidas pela Primeira Emenda.

No início deste ano o secretário de Justiça, Jeff Sessions, demitiu o então vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, na esteira de um relatório contundente da agência reguladora interna do Departamento de Justiça que concluiu que ele vazou informações para repórteres e iludiu investigadores a respeito de suas ações.

Veja também:

Top News: Crise na Turquia penaliza bolsas:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade