PUBLICIDADE

Estados Unidos

Adolescente quer concorrer a governador nos EUA

Ethan Sonneborn quer se tornar o próximo governador de Vermont, estado americano onde uma lacuna possibilita a candidatura de menores

14 ago 2018 - 13h34
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Para a maioria dos adolescentes, a vida gira em torno de escola, esportes e namoros. O americano Ethan Sonneborn é diferente: ele quer concorrer - com a permissão dos pais - ao cargo de governador de Vermont. Embora ainda não tenha o direito a votar, ele só precisou de 500 assinaturas para poder se pré-candidatar.

O estado no nordeste dos Estados Unidos não prevê limites de idade para os candidatos. Eles somente precisam ser residentes de Vermont durante quatro anos. Sonneborn vive lá há 14.

Foto: DW / Deutsche Welle

Sonneborn se identifica com a ala progressista do Partido Democrata, onde terá que passar um processo de primárias. Ele tem três concorrentes dentro do partido. "Acredito que sou o candidato que mais representa as mudanças de que precisamos", diz num debate recentemente.

Ele cita a sua frustração com políticos tradicionais, que, segundo afirma, só trabalham para lobistas e grandes empresas, como motivo para sua empreitada política.

Suas propagandas o mostram como representante da classe média e trabalhadora - com as "ideias certas" para uma reforma do sistema de saúde, o desenvolvimento da economia, e a educação - apesar de ele ainda estar longe de se formar na escola.

Apesar dos elogios para sua maturidade e seu interesse por política, a campanha de Sonneborn também chamou a atenção para a lacuna na lei que permitiu a sua candidatura em Vermont. Há pressão agora por mudanças.

"Para falar a verdade, eu acho que deveríamos dar uma olhada nisso", comenta o atual governador Phil Scott, do Partido Republicano, que é candidato à reeleição em novembro. Um governador deveria pelo menos ter idade para ter uma carteira de motorista na posse, diz Scott, de 60 anos.

A balsa de isopor que transporta moradores de favela por canal de esgoto a R$ 0,11:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade