PUBLICIDADE

Mundo

Equador sofre apagão nacional por falhas de transmissão

19 jun 2024 - 20h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Equador passou por uma apagão nesta quarta-feira que deixou o país com cerca de 18 milhões de habitantes sem energia, incluindo o sistema de metrô da capital, com as autoridades trabalhando para reparar linhas de transmissão defeituosas, disse uma autoridade sênior.

"Há uma falha em linha de transmissão que provocou uma desconexão em cascata, pelo que não há eletricidade em escala nacional", disse o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, em uma publicação no X.

Luque também serve como o ministro interino de Energia do país.

Uma testemunha da Reuters afirmou que houve confusão nas ruas da capital Quito, com os semáforos parando de funcionar.

Operações no sistema de metrô de Quito também foram paralisadas.

"Devido a uma falha geral no sistema nacional interconectado de energia elétrica, a operação do Metrô de Quito está interrompida enquanto os sistemas são reiniciados e verificados", afirmou o sistema de metrô no X.

Em abril, o presidente equatoriano, Daniel Noboa, declarou estado de emergência e anunciou planos de cortes de eletricidade.

Embora o país sul-americano sofra com uma seca que está afetando a geração de energia hidroelétrica, fortes chuvas durante o fim de semana forçaram as autoridades a tirar três usinas hidrelétricas de funcionamento.

As chuvas do fim de semana provocaram um deslizamento de terra que matou pelo menos 17 pessoas e deixou 19 feridas. O desastre levou o oleoduto privado OCP a suspender operações e declarar força maior.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade