PUBLICIDADE

Mundo

Enviado dos EUA diz que compromisso de Bolsonaro de zerar desmatamento ilegal é importante

16 abr 2021 - 15h48
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira ser "importante" o compromisso do presidente Jair Bolsonaro de eliminar o desmatamento ilegal, mas defendeu também ações em relação a populações indígenas e à sociedade civil para obter resultados tangíveis.

Secretário especial dos EUA para o Clima, John Kerry, em Paris
10/03/2021 REUTERS/Benoit Tessier
Secretário especial dos EUA para o Clima, John Kerry, em Paris 10/03/2021 REUTERS/Benoit Tessier
Foto: Reuters

"O compromisso do presidente @jairbolsonaro de eliminar o desmatamento ilegal é importante. Esperamos ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil para que este anúncio possa gerar resultados tangíveis", disse ele, em publicação no Twitter.

As declarações de Kerry ocorrem a uma semana da Cúpula de Líderes sobre o Clima, promovida pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e em meio a cobranças internacionais sobre a atuação ambiental do governo Bolsonaro, em especial na região amazônica.

Em recente carta enviada a Biden, Bolsonaro se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no país até 2030, uma meta com a qual o governo brasileiro tinha, até agora, evitado se comprometer. Ao mesmo tempo, também pediu recursos para cumprir os compromissos assumidos.

O texto enviado a Biden é uma tentativa de mostrar o compromisso brasileiro com ações para minorar as mudanças climáticas, um dos temas centrais da agenda de governo do democrata, às vésperas da cúpula organizada nos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade