PUBLICIDADE

Mundo

Enchentes matam 13 e ferem 6 no sul da França

Em seis horas, choveu o esperado para três meses na região

15 out 2018 - 13h00
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 13 pessoas morreram e outras seis ficaram gravemente feridas em decorrência das enchentes que atingem o departamento de Aude, no sul da França, desde a noite do último domingo (14).

Sul da França teve piores chuvas desde 1891.
Sul da França teve piores chuvas desde 1891.
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em apenas seis horas, a região registrou chuvas de até 180 milímetros, o equivalente ao esperado para três meses na região.Segundo o departamento de meteorologia local, essas foram as piores chuvas na região desde 1891, o que provocou o aumento dos níveis dos rios para até sete metros, dificultando o acesso das equipes de resgate.

Uma freira está entre as vítimas fatais, após o convento em que vivia, no município de Villadornel, ser atingido pelas águas durante a noite. As autoridades estimam que cerca de mil pessoas tenham ficado desabrigadas. Por volta de 700 bombeiros trabalham nas operações de resgate, que operam com auxílio de sete helicópteros.

O vilarejo de Pezens teve de ser evacuado e escolas foram forçadas a fechar nesta segunda-feira (15) devido às más condições climáticas. Autoridades pediram para que os moradores permaneçam em casa e só venham aos hospitais em caso de emergência. O Hospital Central de Carcassone, a capital do departamento, teve de acionar um gerador após ter o sistema elétrico afetado pelas águas.

Segundo a Defesa Civil francesa, "quinze municípios estão em situação delicada e seis em situação preocupante" na região. O primeiro-ministro do país, Edouard Phillippe, deve visitar as áreas atingidas ainda nesta tarde para avaliar os danos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade