PUBLICIDADE

Mundo

Emirados Árabes Unidos condenam acadêmico britânico a prisão perpétua por espionagem

21 nov 2018 - 12h27
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal dos Emirados Árabes Unidos condenou o acadêmico britânico Matthew Hedges à prisão perpétua nesta quarta-feira por espionar para o governo do Reino Unido, disseram sua família e um jornal estatal, em uma medida descrita como profundamente decepcionante pela primeira-ministra britânica, Theresa May.

Bandeira dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai 02/12/2007 REUTERS/Steve Crisp
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai 02/12/2007 REUTERS/Steve Crisp
Foto: Reuters

A audiência durou menos de cinco minutos e o advogado de Hedges não estava presente, afirmou sua família.

"Estamos, é claro, profundamente decepcionados e preocupados com o veredicto de hoje", disse May ao Parlamento. Ela e o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, disseram que estão tratando do caso com os níveis mais altos do governo dos Emirados Árabes Unidos.

"O veredicto de hoje não é o que esperamos de um amigo e um parceiro de confiança do Reino Unido e vai de encontro a garantias anteriores", disse Hunt em um comunicado.

O chanceler disse que a maneira como autoridades dos Emirados Árabes Unidos lidaram com o caso repercutirá nas relações entre os antigos aliados e pediu que a decisão seja reconsiderada.

Hedges, doutorando de 31 anos da Universidade de Durham, está detido no país desde o dia 5 de maio, quando foi preso no Aeroporto Internacional de Dubai ao final de uma visita de pesquisa de duas semanas.

As provas apresentadas contra ele consistiam em notas de sua pesquisa de dissertação, relatou sua família.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade