0

Embaixador britânico chama Trump de 'inapto' e 'inseguro'

Documentos secretos revelaram críticas ao presidente dos EUA

8 jul 2019
10h11
  • separator
  • 0
  • comentários

O embaixador do Reino Unido em Washington, Kim Darroch, descreveu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "inapto", "inseguro" e "incompetente" em relatórios secretos enviados a Londres.

Donald Trump rebateu críticas de embaixador britânico
Donald Trump rebateu críticas de embaixador britânico
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Os documentos foram revelados pelo tabloide Daily Mail e criaram uma saia justa para o diplomata e para o governo britânico, fiel aliado dos EUA no cenário internacional. De acordo com o jornal, Darroch usou canais sigilosos para alertar Londres de que a Casa Branca é "extraordinariamente disfuncional".

Nos relatórios, o embaixador narra conflitos internos no governo americano e avisa que Trump pode estar "endividado" com a Rússia, além de afirmar que as políticas econômicas dos EUA arriscam "destruir o sistema de comércio mundial".

"Não acreditamos de verdade que essa gestão se tornará substancialmente mais normal, menos disfuncional, menos imprevisível, menos diplomaticamente inapta", escreveu Darroch. O porta-voz da primeira-ministra Theresa May afirmou que o vazamento é "absolutamente inaceitável" e que não concorda com as avaliações, mas ressaltou que tem "plena confiança" no diplomata.

Já Trump disse que "nunca foi um grande fã" de Darroch e que ele "não serviu bem" ao Reino Unido.

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade