PUBLICIDADE

Mundo

Em meio a Brexit, PIB britânico tem pior resultado em 6 anos

Impasse com a União Europeia provoca incertezas no mercado

11 fev 2019 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários

Faltando menos de 50 dias para o Brexit, a economia do Reino Unido registrou em 2018 seu pior resultado desde 2012, com uma expansão de 1,4%, de acordo com dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (11).

Faltando menos de 50 dias para o Brexit, Reino Unido vive em cenário de incerteza
Faltando menos de 50 dias para o Brexit, Reino Unido vive em cenário de incerteza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) britânico reflete um cenário de desaceleração que já cobre toda a Europa, da Alemanha à Itália (esta entrou em recessão técnica), mas também revela as incertezas em relação ao processo de divórcio da União Europeia.

Considerando apenas o quarto trimestre, a alta foi de 0,2%, mas levando em conta somente o mês de dezembro, a economia britânica registrou queda de 0,4%, influenciada pela redução dos investimentos.

As incertezas aumentaram após o Parlamento do Reino Unido rejeitar o acordo fechado entre a primeira-ministra Theresa May e a UE. Como o bloco se recusa a renegociar o tratado, aumentou a perspectiva de um rompimento abrupto e imediato em 29 de março de 2019, o que pode provocar graves danos à economia britânica e uma severa crise de abastecimento.

Segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS), a desaceleração da economia é puxada pelos setores automotivo, siderúrgico e de construção civil. O principal impasse do Brexit é o "backstop", mecanismo que impede o restabelecimento de uma fronteira rígida entre a Irlanda do Norte, território britânico, e a República da Irlanda, Estado-membro da UE.

Grupos pró-Bexit temem que isso crie uma espécie de divisão entre a Irlanda do Norte e o restante do Reino Unido, e May tenta renegociar essa parte do acordo com Bruxelas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade