PUBLICIDADE

Mundo

Eleição presidencial na Polônia tem cenário indefinido

Prefeito de Varsóvia ameaça reeleição de Andrzej Duda

28 jun 2020 - 11h14
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Os poloneses vão às urnas neste domingo (28) para decidir o futuro da Presidência do país em um cenário inesperado. O presidente atual, Andrzej Duda, de extrema-direita, viu sua reeleição quase garantida sofrer nas últimas semanas após o avanço nas pesquisas do candidato Rafael Trzaskowski, prefeito de Varsóvia, liberal e europeísta.

Tudo indica que Duda não conseguirá se reeleger no primeiro turno
Tudo indica que Duda não conseguirá se reeleger no primeiro turno
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A última pesquisa mostrou que Duda tem 40% das intenções de voto e Trzakowski aparece com 27%. Apesar da vantagem, o valor é insuficiente para o atual mandatário resolver a questão no primeiro turno.

Na Polônia, um candidato precisa ter mais de 50% dos votos para evitar um confronto no segundo turno. Caso o país precise de mais uma votação, prevista para ocorrer em 12 de julho, o cenário é incerto.

Duda, do Lei e Justiça (PiS), conseguiria obter 47% dos votos, enquanto uma coalizão de apoio ao Plataforma Cívica do prefeito da capital teria 45%. Os dados foram revelados pelo Instituto Ipsos.

As eleições presidenciais estavam marcadas para maio, mas por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram adiadas para hoje. As urnas no país fecham às 16h (horário de Brasília). 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade