Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Egito abre passagem de Rafah por tempo indeterminado

Trecho foi 'inaugurado' com o transporte de palestinos em ônibus

9 fev 2021 - 15h59
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O Egito anunciou nesta terça-feira (9) a abertura, por tempo indeterminado, da travessia de Rafah, único acesso à Faixa de Gaza não controlado pelos israelenses.

Egito mantinha o trecho fechado desde outubro de 2014 por segurança
Egito mantinha o trecho fechado desde outubro de 2014 por segurança
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida foi tomada "pela primeira vez em anos" no momento em que as negociações inter-palestinas estão começando no Cairo.

Segundo relatos, a abertura da passagem é para incentivar a reconciliação entre as principais facções palestinas. "Não é uma abertura normal", afirmou uma fonte, fazendo referência ao trecho que o Egito mantém fechado desde outubro de 2014 por motivos de segurança.

Ontem (9), membros do partido nacionalista Fatah, liderado pelo presidente palestino Mahmoud Abbas, que controla a Cisjordânia, e do Hamas, o movimento islâmico armado que se opõe a qualquer negociação com Israel, iniciaram negociações mediadas pelo Egito.

As conversas tem como objetivo resolver divisões de longa data antes das primeiras eleições em 15 anos, planejadas para este ano. A reunião deve ser encerrada ainda hoje.

A Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, tem uma população de cerca de 2 milhões de palestinos. Um bloqueio liderado por Israel impôs restrições ao movimento de pessoas e mercadorias por anos no local.

O Egito, porém, estava abrindo a passagem de Rafah há apenas alguns dias para permitir a passagem de viajantes, estudantes e pessoas que precisam de cuidados médicos urgentes.

Hoje cedo, o trecho foi inaugurado com a passagem de um ônibus com palestinos para o Egito, de acordo com a fonte.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade