PUBLICIDADE

Mundo

Eduardo Bolsonaro encontrará Salvini na Itália

O deputado federal também visitará Orbán na Hungria

17 abr 2019 - 07h53
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, se encontrará nos próximos dias com o ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini.

Eduardo Bolsonaro tem liderado a política externa do governo de seu pai
Eduardo Bolsonaro tem liderado a política externa do governo de seu pai
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A notícia foi antecipada pelo portal R7 e confirmada pelo filho do presidente Jair Bolsonaro no Twitter. Eduardo também viajará à Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro Viktor Orbán. "Em breve na Hungria e Itália com Viktor Orbán e Salvini", disse o deputado.

O italiano e o húngaro são, ao lado da francesa Marine Le Pen, os principais líderes da extrema direita na União Europeia, que vai às urnas no fim de maio para renovar seu Parlamento. Salvini, principal figura do governo da Itália, pretende usar o pleito para consolidar um bloco "soberanista" em Bruxelas.

Segundo o R7, Eduardo visitará a Hungria ainda nesta semana e depois seguirá para a Itália. Um dos objetivos seria conhecer as políticas migratórias do governo húngaro, que já foi denunciado pelo Parlamento da UE, em setembro passado, por violação dos "valores" do bloco, como liberdade, democracia, igualdade e respeito pelos direitos humanos.

Essa foi a primeira vez na história em que o poder Legislativo da União Europeia tomou uma medida do tipo. De acordo com relatório da eurodeputada holandesa Judith Sargentini, o governo Orbán "ataca" minorias, incluindo imigrantes e refugiados, a Justiça e a imprensa.

Uma das leis mais controversas aprovadas recentemente no país prevê um ano de prisão para quem ajudar imigrantes em situação irregular ou refugiados e proíbe mudanças na "composição da população nacional" por "vontades externas".

Itália

A visita de Eduardo a Salvini deve consolidar a aproximação entre Brasil e Itália iniciada com a eleição de Bolsonaro. Além dos afagos trocados pelo presidente e pelo vice-premier nas redes sociais, dois ministros italianos já visitaram o país em 2019: Gian Marco Centinaio (Políticas Agrícolas) e Elisabetta Trenta (Defesa).

Na viagem, Eduardo também deve se encontrar com Alberto Torregiani, filho do joalheiro Pierluigi Torregiani, uma das quatro vítimas de Cesare Battisti.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade