‘Destemperada’: imprensa internacional repercute tarifas de Trump contra o Brasil
Presidente dos Estados Unidos fez o anúncio por meio de uma carta
Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% nas importações brasileiras, associando a decisão ao processo contra Jair Bolsonaro, o que gerou repercussão internacional; o presidente Lula prometeu reciprocidade.
O anúncio de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre a imposição de uma tarifa de 50% nas importações brasileiras repercutiu nos principais jornais do mundo nesta quarta-feira, 9.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O The Guardian, da Inglaterra, destacou a citação do chefe de estado norte-americano ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em sua carta, Trump chamou de “uma vergonha internacional”.a maneira com que o político foi tratado,
“Trump anuncia tarifa de 50% sobre o Brasil, citando o que ele afirma ser uma 'caça às bruxas' contra Bolsonaro”, diz o título do jornal.
Em uma atualização em tempo real sobre os acontecimentos, a publicação enxergou a função da carta como semelhante a de outros países, mas apontou um tom diferente para a endereçada ao Brasil.
“Até agora, as cartas tarifárias de Trump foram quase idênticas, mudando pouco mais do que os nomes dos países e líderes e as taxas tarifárias, mas a carta destemperada endereçada ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi notavelmente diferente, começando com um discurso sobre a suposta ‘desgraça internacional’ da 'Caça às Bruxas' contra Bolsonaro, que agora está sendo julgado perante a Suprema Corte do país por seu papel em uma suposta tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, após sua derrota eleitoral”, escreveu.
O The New York Times seguiu na mesma linha, dando ênfase à menção feita a Bolsonaro. “Presidente ameaça o Brasil com tarifas em carta que ataca o processo contra Bolsonaro”.
Da mesma forma, o El País destacou a “caça às bruxas” contra Bolsonaro, mencionado
O canal CNBC, por sua vez, deu espaço para a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Trump: “Brasil responderá à tarifa de 50% de Trump com ‘reciprocidade’, diz da Silva”.