Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Desnutrição aguda dispara entre crianças do Haiti, alerta Unicef

31 mai 2021 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

Os casos de desnutrição possivelmente fatal devem mais do que dobrar entre crianças pequenas do Haiti neste ano devido à Covid-19, à violência das gangues e a eventos climáticos extremos associados à mudança climática, alertou o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta segunda-feira.

Logo da Unicef em Genebra, Suíça
30/01/2017 REUTERS/Denis Balibouse/Foto de Arquivo
Logo da Unicef em Genebra, Suíça 30/01/2017 REUTERS/Denis Balibouse/Foto de Arquivo
Foto: Reuters

Há tempos o Haiti, o país mais pobre das Américas, tem um dos maiores índices mundiais de insegurança alimentar e desnutrição, mas isto piorou nos últimos anos.

Secas e tempestades fortes mais frequentes devastam plantios, e protestos antigoverno transtornam a economia e diminuem a renda já baixa dos haitianos. A pandemia e a violência crescente das gangues estão causando ainda mais estragos e impedindo que as famílias tenham acesso a serviços de saúde.

Cerca de 4,4 milhões de haitianos, quase metade da população, estão enfrentando uma insegurança alimentar "altamente aguda", de acordo com a análise da Classificação Integrada de Fase de Segurança Alimentar das Nações Unidas (IPC). Já o Unicef estima que 86 mil crianças de menos de cinco anos podem ser afetadas por uma desnutrição "grave e aguda" neste ano - em 2020 foram 41 mil.

É preciso mais iniciativas de assistência para os afetados, disse Jean Gough, diretor regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, à Reuters em uma entrevista no final de uma visita de sete dias ao Haiti.

Até agora, a pandemia causou um número relativamente pequeno de mortes no Haiti, mas muito dano colateral, e as fatalidades estão voltando a subir em meio à chegada de novas cepas.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447505)) REUTERS MPP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade