PUBLICIDADE

Mundo

Desabrigados em incêndio na Califórnia preparam barracas para as chuvas

21 nov 2018 - 20h34
Compartilhar
Exibir comentários

Chuvas fortes são esperadas para quarta-feira no norte da Califórnia e devem complicar o trabalho das equipes que buscam os restos mortais de vítimas em meio às cinzas e destroços causados pelo mais violento incêndio florestal na história do Estado, ao mesmo tempo prejudicando as condições dos desabrigados que estão acampados em barracas. 

Kelly Boyer acampado em Chico, na Califórnia
 20/11/2018   REUTERS/Elijah Nouvelage
Kelly Boyer acampado em Chico, na Califórnia 20/11/2018 REUTERS/Elijah Nouvelage
Foto: Reuters

Até 20 centímetros de chuva são esperados até sexta-feira em áreas próximas à cidade de Paradise, a comunidade de quase 27 mil pessoas 280 quilômetros ao norte de San Francisco que foi praticamente destruída pelo incêndio. O desastre matou pelo menos 81 pessoas e centenas estão desaparecidas. 

Embora a chuva ajude os bombeiros que ainda lutam contra o fogo, isso significa mais sofrimento para os moradores da região que estão desabrigados após o desastre. Alguns deles, cujos números não foram determinados, estão acampando em estacionamentos em vez de ficarem em abrigos de emergência. 

Kelly Boyer, que perdeu sua casa em Paradise, compartilha uma barraca com um amigo em um acampamento do lado de fora de um Walmart na cidade de Chico, na mesma região, onde as temperaturas mais frias da madrugada estão chegando a perto de zero. 

Boyer recebeu pallets de madeira e lonas plásticas doadas por moradores locais para manter sua barraca seca, fora do chão, mas ele disse que ainda assim a chuva provocaria uma bagunça. "Vai virar um lamaçal", disse à Reuters. 

As previsões indicam que as chuvas, que em algumas regiões devem vir acompanhadas de ventos de 72 quilômetros por hora, poderão causar rios de lama e destroços que poderão descer as encostas queimadas onde a vegetação foi toda devastada. O fogo destruiu 62 mil hectares nos sopés das colinas de Sierra. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade