Cúpula entre Trump e Putin começa no Alasca a portas fechadas
Líderes dos EUA e da Rússia estão acompanhados por assessores
Teve início nesta sexta-feira (15), o 1º encontro bilateral entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca. Ao lado de dois assessores cada, os líderes conversam às portas fechadas sobre a guerra na Ucrânia.
Acompanham o mandatário americano o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial a Moscou, Steve Witkoff. Do lado de Putin estão o ministro das Relações Exteriores, Serghei Lavrov, e seu conselheiro para política externa, Yuri Ushakov.
Um pouco antes, os líderes se cumprimentaram com sorrisos e um forte aperto de mão nesta sexta-feira (15) na base de Elmendorf-Richardson.
Na sequência, os presidentes seguiram de carro para o espaço que recebe a reunião. Dentro da "The Beast", a limusine de Trump, Putin estava sentado no banco de trás, à esquerda, e algumas imagens vazadas o mostravam sorrindo. Trump, por outro lado, sentou-se à direita. O passeio de carro foi uma oportunidade para os dois líderes conversarem pessoalmente, sem seus assessores. Apenas o motorista e um segurança estavam no veículo.
Este é o primeiro encontro entre Putin e um presidente americano desde que o mandatário russo esteve com Joe Biden em Genebra em 2021.
O chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, não foi convidado para a cúpula no Alasca.