Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comediante russo acusado de contar piada ofensiva sobre veterano da guerra na Ucrânia é condenado a quase seis anos de prisão

4 fev 2026 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários

Um comediante russo foi condenado por incitar o ódio e condenado a prisão por quase seis anos nesta quarta-feira ‌por causa de uma piada que fez sobre um veterano ‌de guerra sem pernas, o que provocou indignação entre nacionalistas e blogueiros militares.

Um repórter da Reuters presente no tribunal disse que o comediante, Artemy Ostanin, recebeu uma ‍sentença de cinco anos e nove meses e uma multa de 300.000 rublos (US$3.908).

Esta foi a mais recente de uma série de decisões judiciais que puniram ‌severamente pessoas julgadas pelas autoridades por terem ‌falado de forma vista como rude ou falsa sobre o Exército russo.

Ostanin também foi condenado por ofender os sentimentos dos cristãos com outra piada apontada como de mau gosto que fez sobre Jesus, o que irritou os nacionalistas ortodoxos.

Ostanin, que pediu desculpas a todos aqueles cujos sentimentos havia ferido, negou qualquer irregularidade e disse que a piada que fez sobre o veterano de guerra não fazia nenhuma menção ao conflito na Ucrânia.

Sua prisão e o tratamento que recebeu foram punição suficiente por qualquer ofensa que ele tivesse causado, disse Ostanin durante seu julgamento.

A Rússia aprovou leis de censura ‌abrangentes em 2022, logo após entrar em guerra na Ucrânia. Desde então, figuras e organizações pró-Kremlin têm denunciado publicamente pessoas que consideram ter violado essas leis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade