PUBLICIDADE

Mundo

Colisão de trens no Chile deixa dois mortos

20 jun 2024 - 15h15
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas nesta quinta-feira, quando um trem de passageiros em teste realizado pela empresa ferroviária estatal do Chile (EFE) colidiu com um trem de carga operado pela empresa ferroviária privada Fepasa, informou a EFE.

Na área de San Bernardo, nos arredores da capital, pouco depois da meia-noite, o trem da EFE colidiu com o trem da Fepasa que seguia em direção ao norte, transportando cerca de 1.346 toneladas de cobre.

Os feridos, incluindo quatro chineses, faziam parte da tripulação do trem de teste e estavam recebendo atendimento médico. O promotor Pedro Aravena disse à mídia local que os feridos estavam em estado grave, mas sem risco para a vida.

As duas pessoas mortas eram operadores do trem de carga da Fepasa, informou a EFE em comunicado.

A promotoria local deteve dois funcionários da EFE como parte de uma investigação sobre o acidente.

Os resultados iniciais indicaram que o trem de passageiros estava realizando manobras de velocidade quando colidiu com o trem da Fepasa, disse Aravena em coletiva de imprensa.

O trem em teste não foi informado de que outro trem de carga se aproximava pelo sul, observou ele.

A caixa-preta do trem de passageiros da EFE não foi recuperada, disse o Ministério dos Transportes à Reuters, acrescentando que seu sistema de GPS estava operacional no momento do acidente.

O gerente geral da Fepasa, David Fernandez, disse à mídia local que, apesar do acidente, as viagens de trem continuam estatisticamente seguras.

"Quando ocorre um acidente de trem, é muito chocante, como se pode ver. Mas o sistema ferroviário claramente ainda oferece muito mais segurança do que as rodovias", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade