PUBLICIDADE

Mundo

Cidade italiana cria presépio com rolhas de garrafas de vinho

Obra recria até uma miniatura do castelo de Fontanellato

4 dez 2020 - 15h53
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Um presépio feito com milhares de rolhas de cortiça foi montado na cidade de Fontanellato, na região norte da Itália.

Presépio está localizado em um restaurante da cidade
Presépio está localizado em um restaurante da cidade
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

A obra foi idealizada pelo restaurateur napolitano Pasquale Scarfato, que contou com a ajuda dos filhos Vittorio, Ciro e Maria na montagem. O presépio está exposto no lado de fora do restaurante Locanda Nazionale.

O presépio, que conta com cerca de sete mil rolhas, recria os principais comércios da cidade emiliana, inclusive o próprio restaurante de Scarfato, bem como o tradicional castelo Rocca Sanvitale, um dos principais pontos turísticos de Fontanellato.

Além do presépio, uma árvore de Natal em tamanho real foi montada pela família de Scarfato utilizando as rolhas de vinho.

Flaminia Tortelli, secretária de Comércio de Fontanellato, declarou em entrevista à ANSA que a ideia foi montar um presépio com materiais sustentáveis.

"O motivo de criar um presépio com as rolhas de cortiça foi, principalmente, por ser um produto totalmente reciclável. A montagem começou há algum tempo, com a árvore de Natal, depois veio os comércios de Fontanellato e, neste ano, a novidade foi a Rocca Sanvitale", disse Tortelli.

Já sobre as celebrações do Natal em Fontanellato, Tortelli explicou que será "muito diferente" em comparação com os anos anteriores.

"O Natal em Fontanellato será muito diferente neste ano. A pandemia mudou os hábitos das pessoas e suas exigências, é estranho e diferente. Porém, é bom ver que as pessoas e os comerciantes não perderam a vontade e nem se renderam, mesmo com tantas dificuldades. Será um Natal muito íntimo, sem mercados natalinos", afirmou Tortelli, acrescentando que o castelo Rocca Sanvitale ficará iluminado.

Fontanellato fica perto de Parma e tem pouco mais de sete mil moradores. Nos anos anteriores, o vilarejo organizou seu mercado de Natal em sua principal praça, com as barraquinhas montadas em torno do fosso que circunda o castelo. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade