PUBLICIDADE

Mundo

Irã: fim do acordo nuclear traria futuro incerto

Segundo chefe do programa nuclear do país, poderá haver consequências 'ameaçadoras'

26 nov 2018 - 14h21
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe do programa nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, alertou a União Europeia nesta segunda-feira para consequências "ameaçadoras" se o bloco não garantir a continuidade das ações para assegurar que Teerã mantenha os benefícios econômicos do acordo de 2015 de potências internacionais com Teerã.

Salehi disse que a União Europeia tem feito o seu melhor depois que os Estados Unidos abandonaram o acordo e reimpuseram sanções sobre as exportações de petróleo do Irã neste ano, apesar de os esforços do bloco para salvar acordos comerciais terem fracassado.

O chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, durante entrevista coletiva em Bruxelas
O chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, durante entrevista coletiva em Bruxelas
Foto: Yves Herman / Reuters

Mas Salehi, que comanda a Organização de Energia Atômica do Irã, disse a repórteres em Bruxelas: "Se as palavras não se tornarem ações, então... será muito ameaçador, a situação será imprevisível".

A UE e as outras partes que permanecem no acordo --China e Rússia-- esperam convencer Teerã a respeitar os limites que o acordo impôs ao programa nuclear iraniano, apesar da retirada dos Estados Unidos e das sanções impostas por Washington com o objetivo de forçar o resto do mundo a parar de comprar petróleo do Irã.

Veja também

A história por trás da foto viral em que mãe carrega o filho deficiente para o vestibular:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade