2 eventos ao vivo

Canal do Panamá reduz vagas para navios por conta da seca

13 jan 2020
18h17
  • separator
  • 0
  • comentários

O Canal do Panamá informou nesta segunda-feira que irá cortar as reservas diárias de vagas por causa da seca, e irá impor um cobrança por "água fresca" às embarcações para manter os níveis de água da via, dificultando o acesso a uma das rotas de comércio mais importantes do mundo. 

Embarcação atravessa trecho do Cabal do Panamá
22/08/2017
REUTERS/Carlos Lemos
Embarcação atravessa trecho do Cabal do Panamá 22/08/2017 REUTERS/Carlos Lemos
Foto: Reuters

O administrador do Canal Ricaurte Vasquez disse em entrevista coletiva que a partir do dia 15 de fevereiro será aplicada uma cobrança fixa de 10 mil dólares para qualquer embarcação com mais de 125 pés, assim como uma sobrecarga variável que será baseada no nível do Lago Gatun no momento da passagem. 

"Não é uma decisão fácil", disse Vasquez a jornalistas, acrescentando que a medida de curto prazo era necessária para combater o impacto das mudanças climáticas. As reservas diárias seriam reduzidas de 32 para 27, disse. 

A autoridade do canal disse que as medidas estavam sendo impostas por conta da falta de chuvas, que afeta negativamente o fornecimento de água vinda do Lago Gatun, uma parte importante da via aquática. 

Se o nível de água do lago melhorar, a cobrança pode ser reduzida e as vagas para reserva poderiam aumentar, disse o canal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade