Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Boris Johnson é investigado por reforma em residência oficial

Comissão apurará como o premiê pagou por reforma na residência

28 abr 2021 - 11h50
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Eleitoral do Reino Unido abriu nesta quarta-feira (28) uma investigação contra o primeiro-ministro Boris Johnson por causa de uma reforma na residência oficial de Downing Street.

Investigação contra Johnson foi aberta pela Comissão Eleitoral
Investigação contra Johnson foi aberta pela Comissão Eleitoral
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O órgão vai apurar como o premiê custeou as obras para renovar o local. Além disso, a investigação foi aberta pouco tempo depois de Johnson ter sido acusado pelo seu ex-assessor Dominic Cummings de financiar a reforma com doações privadas.

"Há motivos razoáveis para suspeitar que um ou mais crimes foram cometidos. Continuaremos trabalhando para verificar se é esse o caso", informou a autoridade de controle.

Os primeiros-ministros britânicos ganham anualmente 30 mil libras (cerca de R$ 225 mil) de dinheiro público para reformar a residência oficial durante seu mandato. No entanto, os jornais locais informaram que Johnson e sua companheira, Carrie Symonds, gastaram 200 mil libras (por volta de R$ 1,5 milhão).

A imprensa britânica ainda especulou sobre uma contribuição de 58 mil libras de um doador que não teria sido informada à Comissão Eleitoral, como é exigida por lei.

O premiê, por sua vez, garantiu à Câmara dos Comuns que todos os custos da reforma saíram do seu próprio bolso, mas não deixou claro se teria embolsado antes um empréstimo feito pelo partido. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade