PUBLICIDADE

Áustria aprova obrigatoriedade da vacina para adultos

Medida entrará em vigor a partir de 4 de fevereiro

20 jan 2022 15h59
| atualizado às 16h26
ver comentários
Publicidade

O Parlamento da Áustria aprovou por 137 votos a favor e 33 contrários a obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19 nesta quinta-feira (20). A medida entrará em vigor no dia 4 de fevereiro e valerá para todos os maiores de 18 anos.

Só estarão isentos pessoas com comprovadas questões médicas que impeçam a imunização. As multas por não se vacinar podem chegar até 3,6 mil euros (cerca de R$ 22 mil).    

Assim, a Áustria se tornará o primeiro país da União Europeia a adotar a regra para os adultos de maneira generalizada - outras nações do bloco, como a Itália, por exemplo, obriga a vacinação de uma parte da população ou de setores profissionais específicos.

Protesto contra medidas de combate à Covid-19, em Viena
20/11/2021
REUTERS/Leonhard Foeger
Protesto contra medidas de combate à Covid-19, em Viena 20/11/2021 REUTERS/Leonhard Foeger
Foto: Reuters

Com exceção da extrema-direita, todos os demais partidos deram apoio à medida independentemente da ideologia política.    

O governo de Viena vem aumentando as restrições para os não vacinados, como um lockdown só para esse grupo específico.    

Segundo dados do portal Our World in Data, pouco mais de 74% da população austríaca já está com ao menos uma dose das vacinas disponíveis e 73,84% receberam as duas doses.    

E, assim como ocorre em outros países europeus, a Áustria vem registrando uma alta constante nos contágios por conta da variante Ômicron e, na quarta-feira (19), passou de 19 mil casos conforme a Universidade Johns Hopkins. .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade