Ataques russos à cidade ucraniana de Kharkiv matam pelo menos dois e deixam feridos
Ataques russos a uma loja de ferragens para bricolagem que estava cheia de clientes na cidade ucraniana de Kharkiv mataram pelo menos duas pessoas, feriram muitas outras e desencadearam um enorme incêndio que os bombeiros lutavam para conter, disseram autoridades regionais. Os ataques ocorreram neste sábado.
Oleh Syniehubov, governador regional de Kharkiv, informou por meio do aplicativo de mensagens Telegram que duas bombas guiadas atingiram o hipermercado DIY em uma área residencial da cidade. Segundo a mensagem, 24 pessoas ficaram feridas e duas mortes foram confirmadas.
O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que muitas pessoas ainda estavam desaparecidas, mas não forneceu números. Autoridades disseram que até 200 pessoas poderiam estar no hipermercado no momento dos ataques.
"O ataque teve como alvo o centro comercial, onde havia muitas pessoas -- isto é claramente terrorismo", disse Terekhov.
Equipes de resgate, médicos e jornalistas saíram correndo do prédio e se deitaram de bruços temendo um possível segundo ataque -- característica comum dos recentes ataques da Rússia.
Segunda maior cidade da Ucrânia, situada a 30 km (18 milhas) da fronteira russa, Kharkiv tem sido alvo de ataques russos há algumas semanas. As tropas russas também organizaram uma incursão nas áreas do norte da região de Kharkiv no início deste mês.