PUBLICIDADE

Mundo

Ataques com bomba atingem sul da Tailândia; operação policial deixa 2 mortos

29 jan 2022 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários

Bombardeiros provocaram pelo menos 13 explosões em uma cidade no sul da Tailândia durante a noite, e a polícia matou dois supostos insurgentes em uma operação separada após um cerco de 20 horas em uma província próxima, informaram autoridades neste sábado.

Embora as autoridades não tenham relacionado os dois incidentes diretamente, a violência ocorreu semanas depois que o governo reabriu o diálogo com insurgentes de uma minoria malaia-muçulmana na parte sul do país de maioria budista.

O cerco ocorreu na província de Narathiwat, onde soldados e policiais cercaram uma casa no distrito de Ra-ngae na sexta-feira, após denúncia de que suspeitos ligados a ataques com bomba no ano passado estavam escondidos no local.

As autoridades disseram que tentaram negociar com os suspeitos, antes de finalmente invadir a casa. Um guarda voluntário ficou ferido e os dois suspeitos morreram na operação.

Separadamente, uma pessoa ficou ferida quando pelo menos 13 pequenas explosões atingiram a cidade de Yala na sexta-feira, principalmente nas estradas em frente a lojas de conveniência, lojas, um mercado, um hospital veterinário e uma oficina de automóveis, disse o porta-voz da polícia Kissana Phathanacharoen.

No sábado, a polícia encontrou pelo menos três bombas que não explodiram, feitas de latas de spray e tubos de metal acoplados com temporizadores.

Kissana disse que a polícia suspeita que as explosões visavam causar mais distúrbios do que danos ou ferimentos.

Como acontece com a maioria dos ataques no sul da Tailândia, não houve reivindicação de responsabilidade. O principal grupo rebelde na região, Barisan Revolusi Nasional, não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade