PUBLICIDADE

Mundo

Ataques aéreos contra porto de pesca iemenita de Hodeidah deixa 26 mortos

2 ago 2018 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

Ataques aéreos realizados nesta quinta-feira por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita contra um porto e um mercado de pesca na cidade iemenita de Hodeidah mataram 26 pessoas, disseram fontes médicas do Iêmen e agências humanitárias.

Parentes de vítimas de ataque em Hodeidah se reúnem perto de corpos 
 2/8/2018    REUTERS/Abduljabbar Zeyad
Parentes de vítimas de ataque em Hodeidah se reúnem perto de corpos 2/8/2018 REUTERS/Abduljabbar Zeyad
Foto: Reuters

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse no Twitter que está enviando equipamentos médicos ao Hospital Al Thawra para tratar 50 pessoas em estado grave depois do ataque.

    O hospital disse em um tuíte que um ataque visou seu portão principal e fez dezenas de vítimas, e a agência de notícias Saba, controlada pelos houthis, disse que 40 pessoas morreram na ação.

    "É uma visão muito dolorosa, partes de corpos estão por todo lado ao redor dos portões do hospital", disse uma testemunha à Reuters.

    A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e aliados sunitas estão lutando no Iêmen com apoio ocidental contra os houthis, aliados do Irã, há mais de três anos.

    Os houthis controlam a maior parte do norte do país, incluindo a capital Sanaa, e forçaram o governo endossado pelos sauditas a se exilar em 2014.

    Um porta-voz da coalizão não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

    Os ataques ocorreram no momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) tenta obter um acordo de cessar-fogo entre os lados em guerra.

    Os houthis iemenitas disseram na terça-feira que estavam suspendendo os ataques no Mar Vermelho unilateralmente por uma quinzena para apoiar os esforços de paz, alguns dias depois de Riad suspender as exportações de petróleo através de uma rota estratégica do Mar Vermelho em reação a ataques dos houthis contra navios-tanque de petróleo em 25 de julho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade