PUBLICIDADE

Mundo

Ataque do Taliban contra base de forças de segurança mata mais de 100 no Afeganistão

21 jan 2019 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque do Taliban na região central do Afeganistão matou vários funcionários da área de segurança nesta segunda-feira, informaram autoridades, com algumas estimativas colocando o número de mortos em mais de 100, em meio ao silêncio do governo sobre um dos piores ataques realizados por insurgentes em meses.

Prédio destruído após ataque de carro-bomba em Maidan Wardak, no Afeganistão 21/01/2019 REUTERS/Stringer
Prédio destruído após ataque de carro-bomba em Maidan Wardak, no Afeganistão 21/01/2019 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

Os agressores lançaram um veículo militar capturado carregado de explosivos contra um centro de treinamento da Diretoria Nacional para a Segurança (NDS) na província de Maidan Wardak, a oeste da capital Cabul. Pelo menos dois atiradores vieram na sequência, disparando contra o complexo antes de serem abatidos.

"Temos informações de que mais de 126 pessoas foram mortas na explosão dentro do centro de treinamento militar, oito comandos especiais estão entre os mortos", disse uma autoridade de alto escalão do Ministério da Defesa em Cabul, que falou sob condição de anonimato.

Autoridades locais disseram que várias tropas da NDS foram mortas no ataque, mas não havia confirmação oficial sobre o número de mortos, devido a ordens para que autoridades não falassem com a imprensa por receio de danos ao moral da tropa.

"Me disseram que não tornasse público os dados sobre mortos. É frustrante esconder os fatos", disse uma alta autoridade do Ministério do Interior em Cabul.

O ataque ao complexo em uma base de alta segurança enfatiza a pressão enfrentada pelas forças de segurança afegãs, enquanto combatentes do Taliban cada vez mais confiantes intensificam suas operações, apesar do início dos esforços diplomáticos para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade