PUBLICIDADE

Ásia

Presidente da Coreia do Sul renova gabinete com 4 novos cargos

5 ago 2013 - 03h04
(atualizado às 03h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, substituiu nesta segunda-feira seu chefe de Gabinete e nomeou três novos altos cargos, em uma tentativa de renovar sua equipe após seis complicados meses no poder, informou a agência Yonhap.

Park nomeou Kim Ki-choon, ex-ministro de Justiça e procurador-geral, chefe de Gabinete em substituição de Huh Tae-yeol, ao tempo em que designou o anterior embaixador sul-coreano para a União Europeia Park Joon-woo como novo secretário das Relações Exteriores.

"A presidente escolheu novos membros para dar um impulso a mais em suas políticas e renová-las na segunda metade do ano", disse o secretário de comunicação de Presidência, Lee Jung-hyun.

Também foram nomeados o legislador Hong Kyung-shik como secretário de Assuntos Sociais, o especialista em tecnologia Yoon Chang-bun como secretário de Estratégia de Futuro e o ex-vice-ministro de Saúde Choi Won-young como secretário de Emprego e Bem-estar.

As nomeações acontecem depois que no começo de maio a presidente sul-coreana demitiu seu porta-voz Yoon Chang-jung, acusado de ter cometido uma suposta agressão sexual durante uma visita oficial aos EUA.

O escândalo em torno de Yoon alcançou uma grande relevância na Coreia do Sul e multiplicou as críticas à presidente, a quem seus opositores acusam de escolher arbitrariamente os membros de alto nível do Governo e do palácio presidencial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade