PUBLICIDADE

Ásia

Parciais dão muçulmano como vencedor das eleições para governador de Jacarta

19 abr 2017 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

O muçulmano Anies Baswedan ganhou do candidato cristão Basuki Tjahaja Purnama por mais de dez pontos nas eleições para governador de Jacarta, que teve o segundo turno realizado nesta quarta-feira, conforme todas as contagens rápidas feitas através de amostras de votos emitidos.

O resultado oficial, de uma jornada na qual 7,2 milhões de indonésios estavam habilitados a votar e que transcorreu com normalidade, está previsto para o início de maio.

A empresa LSI dá a vitória a Baswedan (55,66%), frente a Basuki Tjahaja Purnama (44,34%), de origem chinesa. Já o levantamento da SMRC aponta Baswedan com 59,01% e Purnama com 40,99%.

A PolMark, por sua vez, diz que Baswedan teria 56,43% e Purnama teria 43,57%. Em contrapartida, a Populi Center indica Baswedan com 57,98% e Purnama com 42,02%. A Indo Barometer atribui 58,89% dos votos a Baswedan e 41,11% a Purnama.

Embora todas essas pesquisas não sejam oficiais, elas são reconhecidas pela Comissão Eleitoral, já que leva apurado mais de 80% e a diferença é o suficientemente grande para que não varie o resultado final.

O presidente do Partido Justiça e Prosperidade, Sohibul Iman, parabenizou o vencedor em uma coletiva de imprensa e disse que "mais de 50% dos habitantes de Jacarta escolheram Anies".

As eleições para o governo de Jacarta foram marcadas pela oposição do radicalismo islâmico à reeleição de Purnama, considerado um "kafir" (infiel). Purnama, mais conhecido como Ahok, chegou a governar Jacarta em 2014 e ganhou o primeiro turno, realizado em 15 de fevereiro, com 43% dos votos.

A votação de hoje é tida como um teste para a pluralidade religiosa da Indonésia, o país com a comunidade muçulmana mais numerosa do mundo, e como um prólogo das eleições parlamentares e presidenciais que acontecerão em 2019.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade