Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão detecta incompetência generalizada em operação Bin Laden

9 jul 2013 - 08h49
(atualizado às 09h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A comissão especial criada pelas autoridades paquistanesas para investigar o caso do assassinato de Osama bin Laden, coordenado no Paquistão há dois anos pelas tropas de elite dos Estados Unidos, detectou "incompetência em todos os níveis do governo", informou nesta terça-feira a imprensa local.

A imprensa paquistanesa repercutiu o relatório, divulgado integralmente pelo site do canal catariano Al Jazeera, e publicou as fortes críticas da comissão contra diversas instituições, às quais pede que se "desculpem perante a nação". "Não seria realista sugerir que sejam punidas", mas elas deveriam pedir perdão "por sua negligência", diz o relatório segundo o jornal Express Tribune.

Apesar disso, o relatório critica expressamente a principal agência de inteligência, o ISI, por seu fracasso ao localizar o homem mais procurado do mundo.

O relatório, citado pelo jornal Dawn, também critica que as autoridades civis e a polícia tenham recebido ordens que as impediram fazer seu trabalho após ser revelada a ação relâmpago dos comandos americanos contra o líder da Al-Qaeda.

Em 2 de maio de 2011, 20 tropas de elite da Marinha dos EUA entraram no Paquistão pela fronteira afegã e aterrissaram na cidade de Abbottabad, onde encontraram o terrorista saudita e o mataram.

O relatório, de 337 páginas, aponta a possível colaboração de algumas cidades com a operação orquestrada pela CIA e menciona um ex-coronel paquistanês, Said Iqbal, conectado com o ex-chefe das Forças Armadas, Pervez Musharraf, agora detido por outras causas.

O governo paquistanês ordenou a formação da comissão oficial um mês depois da operação que matou Bin Laden em meio ao espanto e à incredulidade da população com o fato de que o líder da Al-Qaeda vivia tranquilamente no país.

A comissão investigadora confirmou informações prévias sobre como Bin Laden fugiu em 2002 do assédio das tropas aliadas no Afeganistão e cruzou a território paquistanês, onde viveu em diversos pontos do norte para depois se estabelecer em Abbottabad em 2006.

A ação das forças americanas também foi um forte golpe para o orgulho do Exército local, tornou muito tensas as relações entre os militares e o governo civil e deteriorou os laços entre Washington e Islamabad.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade