PUBLICIDADE

Ásia

Indonésia lança alerta de tsunami após tremor no sul de Java

3 abr 2011 - 17h53
(atualizado às 18h30)
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 6,7 foi registrado nesta segunda-feira de manhã no Oceano Índico ao sul da ilha indonésia de Java, anunciou o Instituto de Geofísica Americano (USGS). Depois do anúncio, os sismólogos indonésios lançaram um alerta de tsunami.

Utilizando uma outra escala diferente da do USGS, os cientistas avaliaram a magnitude do terremoto em 7,1. O epicentro do tremor de terra foi localizado a uma profundidade de 24 km, 277 km ao sul de Tasikmalaya, cidade de Java Ocidental, e 241 km a nordeste da ilha de Christmas, território australiano no Ocean Índico, segundo o USGS.

O Centro Americano de Alerta de Tsunamis no Pacífico declarou que não há risco de uma grande onda destruidora no Oceano, mas que há "uma possibilidade muito pequena de um tsunami local". A Agência Indonésia de Meteorologia e de Geofísica situou o epicentro do sismo a uma profundidade de 10 km, 293 km a sudoeste de Cilacap, localidade do centro de Java.

A agência considerou que um tsunami é possível e pediu àqueles que receberem as suas mensagens SMS de alerta que previnam outras pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade