Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Índia: eleição tem 66% de participação; oposição lidera

Terminou nesta segunda-feira as eleições gerais na Índia que tiveram participação recorde esse ano

12 mai 2014 - 13h41
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários
O nacionalista Narendra Modi, principal candidato da oposição
O nacionalista Narendra Modi, principal candidato da oposição
Foto: Reuters

A Comissão Eleitoral da Índia anunciou nesta segunda-feira, o encerramento das eleições gerais do país e o fechamento das urnas que, neste ano, tiveram participação recorde que alcançou 66,37% das 814 milhões de pessoas aptas a votar. 

O número recorde de 551 milhões de pessoas que votaram este ano resultam em 130 milhões a mais do que em 2009.

A Comissão Eleitoral divulgou dados no fechamento dos colégios eleitorais da décima e última jornada de votação de um pleito que começou em 7 de abril, no qual estavam em jogo 41 cadeiras nos estados de Uttar Pradesh, Bihar e Bengala.

As eleições terminaram com uma disputa acirrada na cidade sagrada de Varanasi (ou Benarés), onde Narendra Modi espera uma vitória simbólica na conquista do poder em nível nacional.  Modi é o principal candidato, impulsionado por sua fama de bom gerente, enquanto o governante Partido do Congresso chegou muito desgastado às eleições, acossado por casos de corrupção, o arrefecimento da economia e alta inflação.

O candidato do BJP - que ocupa a chefia do governo em Gujarat-, é criticado por seu suposto envolvimento no massacre em 2002 de mil muçulmanos nesse estado, um dos mais prósperos do país.

No início da noite, Modi homenageou os centenas de milhares de eleitores que "esperaram pacientemente por horas sob o sol quente para dar força à nossa democracia". Ele também saudou a votação bem sucedida em Varanasi, uma cidade simbólica para Modi, candidato da direita nacionalista hindu.

Já o candidato do BJP foi onipresente durante toda a campanha, multiplicando os comícios em todo o país e superando as intervenções de outros líderes do seu partido. Ele concentrou sua campanha no balanço econômico de seu estado de Gujarat, que ele dirige desde 2001, prometendo investimentos e empregos.

A apuração será realizada até sexta-feira, quando a Comissão Eleitoral espera anunciar o resultado dos partidos nas eleições com maior participação da história.

As eleições na Índia Eleições na Índia: veja os detalhes da eleição histórica no país, em 2014

"A grande satisfação destas eleições foi o aumento da participação. O povo acudiu em massa para votar enfrentando o calor e a chuva", disse em sua conta no Twitter Narendra Modi, candidato do hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP). 

Segundo diversos analistas, a controvertida mas popular figura de Modi pode ser uma das causas da alta participação, da mesma forma que a mobilização de 1984 esteve marcada pelo assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi e o consequente apoio a seu filho Rajiv. Modi foi absolvido após diversas investigações judiciais sobre a massacre.

Com informações da EFE e AFP. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade