PUBLICIDADE

Ásia

Houthis entram com tanques e mísseis na cidade de Áden

1 abr 2015 - 15h23
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Combatentes do movimento xiita dos houthis conseguiram entrar nesta quarta-feira com armas pesadas dentro da cidade sulina de Áden, que foi refúgio do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, apesar das operações da coalizão árabe.

Segundo explicaram à Agência Efe testemunhas, os houthis, apoiadas por forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, estão em combate contra as forças leais a Hadi e mantêm franco-atiradores em terraços da cidade.

É a primeira vez que os rebeldes xiitas conseguem entrar dentro da cidade estratégica de Aden desde o começo do conflito em setembro e utilizaram carros de combate com metralhadoras e levando lança-granadas RPG, segundo as fontes.

Os houthis conseguiram assim se esquivar das batidas da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, que completa seu sétimo dia de ofensiva aérea contra os rebeldes no Iêmen, para evitar, precisamente, o avanço dos houthis para Aden.

Em conversas telefônicas, vários residentes do bairro leste de Áden, Jor Maksar, explicaram à Agência Efe que viram como, no começo da noite, os tanques entravam dentro de sua zona, e nele, asseguraram, estavam vários combatentes xiitas que levavam lança-granadas RPG e carros com metralhadoras.

As testemunhas acrescentaram que as ruas estão completamente vazias, enquanto os franco-atiradores das milícias houthis e das forças leais a Hadi disparavam desde os telhados em todos que circulava pelos bairros tanto a pé como de carro.

Por outro lado, os rebeldes houthis e as milícias de Saleh estão tentado avançar rumo ao centro da cidade pelo bairro norte de Áden, Dar Saad, e várias testemunhas detalharam que estão escutando explosões desde o meio-dia de hoje e que as forças de Hadi estão resistindo ao ataque dos xiitas.

Além disso, os houthis ocuparam a residência privada do presidente iemenita em Aden e se dirigem rumo ao bairro de Fira, onde está o Palácio Presidencial de Al Maashiq, em meio a duros enfrentamentos com os comitês populares leais a Hadi.

As testemunhas disseram à Agência Efe que viram pelo menos dez corpos de combatentes houthis jogados pela rua e outros três corpos das milícias de Hadi.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade