PUBLICIDADE

Ásia

Hong Kong se prepara para passagem de poderoso tufão

22 set 2013 - 15h28
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Um poderoso tufão se dirige neste domingo para Hong Kong, uma das cidades mais densamente povoadas da Terra, e autoridades emitiram alertas de inundações, bem como de ventos fortes, no caso de um impacto direto.

O tufão Usagi, a tempestade mais forte a atingir o Pacífico Ocidental neste ano, começou a impactar o centro financeiro asiático na noite de domingo. Mais de 370 voos foram cancelados na cidade, enquanto moradores corriam para suas casas antes do que, segundo meteorologistas, poderia ser o mais forte impacto de um tufão em anos.

O sinal de alerta foi emitido após a intensificação dos ventos e a agitação das ondas. A tempestade, que matou duas pessoas nas Filipinas, deve permanecer na cidade até segunda-feira, possivelmente fechando os mercados financeiros e a bolsa de valores.

A tempestade perdeu o status de "super" tufão, mas ventos superiores a 160 quilômetros por hora ainda eram esperados.

O Centro Nacional de Meteorologia da China emitiu seu alerta mais elevado. Mais de 80 mil pessoas foram para a província de Fujian em busca de segurança, e autoridades mobilizaram pelo menos 50 mil agentes de ajuda humanitária, segundo a agência estatal de notícias da China, a Xinhua.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade