PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Tufão Usagi causa transtornos em Taiwan com fortes ventos e chuvas

21 set 2013 - 06h58
(atualizado às 07h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Usagi provocou fortes ventos e chuvas neste sábado no leste e no sul da ilha de Taiwan, afetando os transportes nessas áreas e interrompendo o dia laboral.

O Usagi é o segundo maior tufão a atingir Taiwan nos últimos 20 anos
O Usagi é o segundo maior tufão a atingir Taiwan nos últimos 20 anos
Foto: AP

O olho do tufão passou a cerca de 120 quilômetros ao sul de Oluanpi, no extremo meridional de Taiwan, e se movimenta em direção oeste-noroeste a 19 km/h, com rajadas de ventos de até 227 km/h, afirmou o Serviço Meteorológico Central de Taiwan.

O Usagi é o segundo maior tufão a atingir Taiwan nos últimos 20 anos, mas, nesta ocasião, não tocou a terra, e a parte norte está sendo menos afetada do que em outros ciclones de força similar.

Até o momento, o único caso de danos causados pelo Usagi foi com motociclistas na ilha de Kinmen, que ficaram feridos após a queda de uma árvore pela força do vento. Os prejuízos para a agricultura de Taiwan, já muito afetada por tufões anteriores, são numerosos e serão refletidos no forte aumento dos preços das hortaliças e demais vegetais.

Milhares de pessoas foram evacuadas, inclusive os 4 mil habitantes da aldeia de Chiupeng, devido às inundações e deslizamentos de terra, e teme-se que, com o passar do tempo, o acúmulo de água provoque mais avalanches fatais.

A parte leste de Taiwan é a que registra a maior quantidade de chuva e foi solicitado que a população não saia às ruas, suba para as montanhas ou se aproxime do mar nas áreas mais afetadas.

Aproximadamente 30 mil lares estão sem eletricidade nos distritos de Taitung e Pingtung, e várias estradas estão interditadas pelas inundações e deslizamentos de rochas e terras. A estrada entre Hengchun e Oluanpi permanece coberta pela lama.

Se Usagi continuar seu curso, chegará a Hong Kong no domingo ou na segunda-feira, o que vai interromper o tráfego aéreo de Taiwan, que utiliza essa cidade como escala para muitos destinos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade